segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JÁ É CARNAVAL CIDADE! ESQUEMA DE CARNAVAL JÁ TA PREPARADO PRA FOLIA.

 
 http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2012/capa/
 
A Prefeitura de Salvador, através dos órgãos municipais, definiu o plano de serviços durante o Carnaval 2012. O trabalho vai abranger as áreas de trânsito e transporte, saúde, iluminação, segurança e de atenção social. Os servidores atuarão também no combate à discriminação racial e na cobertura dos principais momentos da festa.
Transporte
Para assegurar o deslocamento dos foliões que optarem pelo transporte público, 614 prepostos foram mobilizados pela Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) para atuar durante a festa. O objetivo é garantir a mobilidade dos milhões de usuários do transporte coletivo, por ônibus e táxis.
Além disso, foi determinada a gratuidade no uso do Elevador Lacerda durante os festejos de Momo. O equipamento funcionará sem custo para o usuário durante 24 horas, a partir da zero hora de sexta-feira (17) até meio-dia da quarta-feira (22). A assistência aos foliões será dada por 45 funcionários da Transalvador, que atuarão no ascensor durante o período.
Iluminação
Nos três circuitos oficiais da festa, e também em alguns bairros, foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), 669 projetores de 1000 watts e 768 projetores de 400 watts, bem como 3.220 novas luminárias e 68.867 metros de cordões de luz. Além disso, 28 equipes do órgão estarão de plantão durante todos os dias da festa.
Para proteger músicos e funcionários dos trios, o órgão também instalou fiação subterrânea ao longo dos circuitos Barra/Ondina e Campo Grande/Avenida, em substituição aos fios aéreos de alta tensão instalados de forma transversal.
Social
A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) atuará em três módulos de atendimento nos circuitos da festa, na Avenida Sabino Silva (Largo do Camarão), no Farol da Barra e no Jardim Suspenso (Campo Grande). Além destes, também serão instalados três postos fixos para atender as demandas referentes à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, localizados no Posto Setad (Rua Chile, n° 3), na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ladeira dos Aflitos, nº15) e na Escola Santa Terezinha (Avenida Centenário, nº 2.829).
Limpeza
Para assegurar a o conforto do público durante a festa de Momo, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) vai atuar com esquema especial entre a quinta-feira (16) e a quarta-feira (22), nos circuitos oficiais e nos bairros onde a Prefeitura promove a festa. São 2.417 agentes e 200 equipamentos como compactadores, carros de sucção, carros-pipa, ônibus e carros de apoio. O órgão vai disponibilizar, ainda, 1.800 sanitários químicos nos circuitos da folia e no Carnaval nos Bairros. Para promover a coleta seletiva de lixo, a Prefeitura vai montar cinco centrais de catadores e três postos de reciclagem.
Ordenamento do Solo
Os agentes de fiscalização da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município (Sucom) farão o zoneamento do Carnaval, além de fiscalizar a poluição sonora, bares e balcões, camarotes, altura de trios e respeito à zona de silêncio e publicidade. 
Defesa Civil
Durante a festa, os técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estarão de prontidão em três bases operacionais (Bonocô, Campo Grande e Ondina – Cogel) e em nove pontos de observação (Farol da Barra, Barra Center, Clube Espanhol, Praia de Ondina, Campo Grande, Casa d´Itália, Piedade, Praça Castro Alves e Praça Municipal). No período de preparação para a festa, as equipes vistoriaram os três principais circuitos, além dos bairros onde será promovida programação carnavalesca à população, no sentido de averiguar a segurança dos locais e promover o bem-estar dos foliões.
Observatório
Em sua 7ª edição, o Observatório da Discriminação Racial, Violência Contra a Mulher e LGBT também atuará no Carnaval 2012. Os observadores estarão em seis postos fixos, distribuídos em pontos estratégicos dos circuitos da folia. O programa, realizado através da Secretaria da Reparação (Semur), tem como objetivo mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias, sejam elas raciais, de gênero ou homofóbicas, além de diminuir as desigualdades ocorridas durante o Carnaval. O observatório constrói indicadores, que são usados como subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas voltadas para a prevenção de discriminações e desigualdades, motivadas por raça, gênero e orientação sexual.  
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com 2,5 mil profissionais, que estarão de plantão durante os sete dias de folia. Os foliões contarão com 13 módulos de assistência à saúde, abertos 24 horas, com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os serviços serão oferecidos também nos bairros onde haverá programação carnavalesca, como Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Além disso, todas as nove unidades de emergência do Município vão manter o funcionamento normal, assim como as de atendimento odontológico 24 horas, localizadas no Dique do Tororó e Liberdade.
Imprensa
A Prefeitura também atuará em apoio aos profissionais de imprensa, que realizarão a cobertura da festa. O Centro de Imprensa João Falcão, coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), funcionará das 9 às 21 horas, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Icba), localizado no Corredor da Vitória.
Os profissionais terão acesso ao espaço mediante apresentação da credencial oficial da festa. O local será equipado com 16 computadores, todos com acesso à internet banda larga de 100 megas e editor de textos e imagens. Além disso, o centro vai disponibilizar fax, impressora, linhas telefônicas e três televisores LCD. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário