sexta-feira, 13 de maio de 2011

A VERDADE SOBRE O ÍDOLOS DA RECORD (E SBT)!!!

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO ÍDOLOS

(FONTE: Wikipédia, pesquisas particulares na Net e relatos de jornalistas e  de ex-paricipantes)

 

Ídolos (Primeira Temporada - No SBT)

Ídolos é um programa  que consiste em revelar um novo cantor de música pop, designado como "novo ídolo musical do Brasil". Exibido pelo SBT em duas temporadas (2006 e 2007), era apresentado por Beto Marden eLígia Mendes, tendo como jurados os produtores Arnaldo Saccomani, Carlos Eduardo Miranda (chamado apenas de Miranda), Cynthia Zamorano (Cyz) e Thomas Roth como jurados.
Foi a primeira versão brasileira para o formato do reality show criado por Simon Fuller.
A audições foram realizadas em cinco capitais Recife, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Porto Alegre. Na final, Leandro Lopes derrotou Lucas Polletto vencendo o programa. Na sua primeira audição, Leandro foi reprovado por Arnaldo, porém, mostrou grande desempenho, nunca estando entre os cinco menos votados da fase final. A candidata que ficou mais vezes entre os menos votados foi Vanessa Oliveira, sobrevivendo à eliminação cinco vezes e sendo, por fim, eliminada na sexta vez.
Os candidatos Lucas Poletto e Leandro Lopes disputaram a final, no dia 27 de Julho de 2006, em que Leandro sagrou-se vencedor. Vejam link abaixo com apresentação dos dois candidatos e se eu estiver errado, me avisem. Será que foi a melhor escolha? O novo Ídolo, um pica pau?
VENCEU O PIOR... . Leandro ou pica pau como era chamado pro conta de seu cabelo moicano rubro...De longe, Poletto era o melhor. Poletto até gravou um CD também, tentou carreira como modelo tirando foto com bunda de fora e tudo o mais... e sabe-se lá onde anda... Leandro gravou seu CD depois bandeou-se para uma banda de axé de Salvador. E só.


Ídolos (Segunda Temporada – No SBT)

As primeiras audições foram feitas em Salvador (Bahia), Belém (Pará), Belo Horizonte (Minas Gerais), Campinas (São Paulo) e Florianópolis(Santa Catarina). O nível dos participantes foi superior ao da primeira temporada. A candidata Shirley Carvalho foi considerada pelo jurado Arnaldo Saccomani "a melhor cantora do Brasil em atividade". Thaeme Mariôto (quem?),  por sua vez, começou bem a última fase do programa, apesar de ficar entre os menos votados na primeira semana. Com o sucesso no programa, a candidata venceu a disputa contra Shirley Carvalho, com 53% dos votos, exibida no dia 16 de Agosto. Seu CD de estréia, lançado posteriormente, chegou ao disco de ouro, com a venda de 50 mil cópias. Thaeme, Shirley e a candidata Lenny Bellard (eliminada no dia 9 de Agosto) gravaram juntas a canção de abertura da novela Amigas e Rivais, produzida pelo SBT na época.
De novo venceu a PIOR candidata. Começa aí a segregação racial do Programa de Mr. Simon no Brasil. A negra e de potentíssima voz Shirlley Carvalho perde para a insossa, porém loira Thaeme (quem?/o que?). Vejam link da apresentação de cada uma e se perguntem: como pôde isso acontecer? Racismo velado no Ídolos. Que triste!

Ídolos 2008

Ídolos vai para a Record. A emissora do pseudo bispo, aproveitando a incompetência reinante no SBT, dá esse golpe mortal na emissora. E assim Mr Fuller e sua criação vão para a Record (fato inédito na TV brasileira) para azar de Silvio Santos... Silvio Santos até quis criar um programa chamado inicialmente de “Novos ìdolos”, mas por determinação da Justiça (A Freemantle, detentora da marca barrou  o programa). Restou ao Sr. Abravanel criar o “Astros”, sem o mesmo sucesso/retorno financeiro. Atualmente esse programa virou uma miscelandia de “Astros” e “Show de Calouros”, chamado agora de “Quanto Vale Seu Talento” A estréia ocorreu na Record do Ídolos se deu em 19 de agosto de 2008. É apresentado por Rodrigo Faro, dirigido por Wanderley Villa Nova  e contou com Paula Lima, Luiz Calainho e Marco Camargo como jurados.
As audições ocorreram nas capitais de quatro estados de três diferentes regiões brasileiras: Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo . As audições de Porto Alegre ocorreram no "Hotel De Ville" em 2 de Maio. Salvador é a segunda cidade a receber as audiências, em 17 de Maio. Em seguida veio Rio de Janeiro - no Sambódromo da Sapucaí, em 24 de maio e São Paulo no Gínásio do Ibirapuera em 31 de Maio. As audições são divididas em fases: na primeira fase o candidato é ouvido por um produtor do programa e um entendido musical; na segunda fase, ele é ouvido pela direção do programa; e os que restam dessa peneira passam pelos jurados do programa. Nessa etapa são aprovados cantores ruins, medianos e bons para equilibrar as emoções que o programa desperta ao longo da fase das audições.
A vitória de Rafael Barreto causou revolta, já que o segundo colocado, Rafael Bernardo, era considerado muito superior. Alega-se que Barreto saiu vencedor graças à sua história de vida, que contava com a perda recente da mãe e um aneurisma cerebral.
Rafael Barreto lançou o  álbum "Pensando em Você", mas acabou caindo no esquecimento do público e até da emissora, que praticamente não o considera o vencedor. No duelo do negro de uma voz maviosa contra de um branco baiano (?) classe media, olhos claros e de voz mediana, vence o preconceito. Perde a Musica Popular Brasileira. De novo!
De novo, vence o pior... segue link das apresentações. Tirem suas próprias conclusões...


Ídolos 2009

A nova temporada estreou no dia 18 de Agosto de 2009, sob a direção de Wanderlei Villa Nova. Os jurados Luiz Calainho, Marco Camargo, e Paula Lima continuaram no julgamento dos candidatos, junto com Rodrigo Faro como apresentador. A temporada contou com Fernanda Abreu e Jon Secada, que completaram a banca dos jurados nas audições do Rio de Janeiro. A temporada é considerada superior à primeira exibida pela emissora, tanto pela qualidade do programa, quanto pelos candidatos.
As audições foram feitas nas seguintes cidades:
Cidade
Data
Local
Parque Barigui - Salão dos Atos
Chevrolet Hall
Ginásio Paulo Sarasate
Sambódromo de São Paulo - Anhembi
28, 29, 30 de maio de 2009
Forte de Copacabana (28 e 29/05) e Windsor Hotel (30/05)
A edição desse ano trouxe mudanças, como a chamada Mansão Ídolos, residência que abrigava os doze finalistas. Os finalistas dessa edição foram: Dani Morais, Diego Moraes, Evandro Elias, Héllen Lyu, Júlio César, Marcos Duarte, Marcos Paulo, Priscila Borges, Raquel Soares, Saulo Roston, Taíssa Araújo e Thais Bonizzi.
O programa foi recheado de surpresas, como a eliminação recente de Thais Bonizzi, que contava com uma grande torcida, e a presença e desistência de Marcos Duarte. O candidato era mal visto pelo público e pelos jurados, até que no dia 12 de novembro, quando Priscila Borges, Dani Morais e Diego Moraes, considerados os melhores da noite, foram os três menos votados, Marcos Duarte desistiu do programa alegando problemas psicológicos e físicos.
Com esse episódio, o apresentador, Rodrigo Faro e equipe ficaram visivelmente transtornados, ele,  não pelo fato de ser ator, mas pela crescente pressão devido ao alto Ibope alcançado pela “novelinha criada”  envolvendo Calainho (que dissera que Marcos Duarte não era digno de estar na final do ídolos – Ops! Alguém de bom senso! O caipira gente boa (porém sem talento em face aos demais) desistisse antes da chegada às finais. Mudanças de critérios de eliminação (no dia 04/11) foram quatro menos votados (o critério seriam os três menos votados). E como disse antes em 28/10 a melhor candidata e com mais torcida foi eliminada, Thais Bonizzi, ficando no programa Julio Casar e Dani Moraes...
Já começava a delinear aí uma outra duvida: QUEM FAZIA A AUDITORIA desses votos???
E o que dizer da eliminação infame de Priscila Borges, na época com 29  anos e com um poder vocal surpreendente! Inexplicável também foi a vitória do dublé de gago e repetente no Ídolos marombado (com voz mediana) em face ao extraordinário poder vocal de Diego Moraes. É sabido que a vestimenta não o ajudava muito, mas era a identidade dele. Sobrevivente de duas berlindas injustas.Tava mais que na cara que o Ídolo seria Diego.  Mas não foi. Segundo lugar no Ídolos 2009, o cantor se destaca no cenário musical. Com CD e DVD lançados, Diego já foi elogiado por grandes nomes da MPB e até cantou no palco do consagrado Prêmio Tim de Música Brasileira. Mais um embate do Negro de excelente voz, contra um cantor de pele clara, mas de voz mediana. Venceu o pior, musicalmente falando. Saulo Roston. Gravou um CD, anunciado à exaustão na Record. E só. Acessem abaixo o link da apresentação dos dois e de Thais Bonizzi e tirem suas conclusões...



Ídolos 2010

A terceira temporada exibida pela Rede Record estreou no dia 10 de junho de 2010. As audições ocorreram em Fortaleza, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta edição foi realizada pela primeira vez o Top15. Deste modo, 15 candidatos se apresentaram disputando o voto do público, onde os 5 mais votados e 5 escolhidos pelos jurados iam para as finais do programa. No dia 23 de setembro de 2010,foi anunciado o novo ídolo do Brasil, vencendo Tom Black. Pasmem! E isso sem contar as inustas eliminações semana após semana. Ambos nunca estiveram entre os menos votados na fase final. Israel também é o candidato mais jovem a vencer o programa, assim como de todos os Ídolos mundiais, com 16 anos.
Os candidatos mais populares da edição, Maria Alice, Chay Suede e Nise Palhares foram eliminados seguidamente antes da final, para surpresa do público.
Foi a primeira vez que um cantor representante do sertanejo foi o vencedor do formato no Brasil. A estratégia armada funcionou. Um garoto com uma voz ainda em formação “derrotou” cantores notoriamente mais tarimbados. E onde diabos está a empresa auditora desses “votos”?
Deu certo a armação da Record e o Lobby da musica sertaneja. Favorecido desde o inicio com comentários rasgados ao seu pretenso “talento”, o mais jovem Ídolo do mundo (sic!) Israel Taboca Rachada Lucero vence. De novo, vence o pior. Segue link com apresentação de cada um dos cinco melhores. Ouça e tire suas conclusões. Melhor sorte teve Chay Suede que hoje integra o elenco de uma pretensa novela adolescente na Record (Rebelde).
Lucero gravou um CD horroroso com clipe de mesmo teor divulgado à exaustão na emissora do pseudo bispo. Deve ter vendido bastante na terra dele onde quer que seja ou em outros rincões de gosto duvidoso. Restou ao verdadeiro vencedor Tom Black voltar à Bahia(Tom Negro, lembra-se? Mais segregação racial...). Soube por amigos ligados à música que ele está cantando “Arrocha” um ritmo que faz muito sucesso no Nordeste. Todo trabalho é digno. Todo ritmo também. Mas Tom Black não merecia essa injustiça. De novo, perdeu a Musica. Ponto para interesses musicais escusos e para o racismo no programa. Agora, mais do que evidente. E Maria Alice, com uma voz deliciosa desde os 15 anos (vide Prog.Raul Gil). E outras comedias de erros grotescos,
Segue link com apresentação de cada um dos três melhores.




ANTES DE COMEÇAR A VERSAR SOBRE O ÍDOLOS 2011, REPARE BEM AS “COINCIDENCIAS”: ENTRE TODAS AS VERSÕES DO PROGRAMA TANTO NA RECORD QUANTO NO SBT. PRA COMEÇAR, O “BRASIL COMEÇA A SE VER” NO PROGRAMA. LÁ TEM NEGROS, BRANCOS, GORDOS (NA MAIORIA BEM SIMPÁTICOS), ADOLESCENTES, TEM TAMBÉM OS QUE CARREGAM BANDEIRAS DE MINORIAS (GAYS/LESBICAS/TRANSGENICOS,ETC). OUSARIA ATÉ DIZER PESSOAS “FEIAS”. MAS ESSE QUADRO LOGO COMEÇA A MUDAR. SAEM OS “FEIOS”, DEFICIENTES VISUAIS, OS NEGROS...EM SEGUIDA VEM O CORTE MAIS PROFUNDO. AS MINORIAS. OS GAYS E LÉSBICAS SÃO LIMADOS UM A UM. A DESPEITO DE TEREM, DE FATO MUITO TALENTO. OS PRODUTORES DO PROGRAMA NÃO IRIAM ELEGER (OU DEIXAREM SEREM ELEITOS???) CANDIDATOS REPRESENTANTES DE MINORIAS... ISSO NO MÍNIMO MEREÇE ALGUMA ANÁLISE SOB A PRISMA SOCIAL. QUE SOCIEDADE É ESSA QUE SEGREGA, INDUZ E “ELEGE” ÍDOLOS DE PANO?  RACIOCINEM COMIGO: ESTOU ABERTO A DISCUSSÕES. TOMARA QUE ESTEJA ENGANADO.
ÍDOLOS É DE FATO UM PROGRAMA CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA TANTO AQUI QUANTO NOS ESTADOS UNIDOS E EM MAIS TANTOS OUTROS PAÍSES ONDE MR. FULLER TÊM PROGRAMAS HOMÔNIMOS/DERIVADOS. A QUALIDADE É INDISCUTÍVEL DE ALGUNS DOS CANDIDATOS. AS FINAIS SÃO EMOCIONANTES. FINAIS ESTAS EMBALADAS COM A VOZ MEIO QUE “PUERIL” DO GALÃ/APRESENTADOR RODRIGO FARO. EXCESSOS À PARTE, TIPO AS GROSSERIAS FORA DE HORA, FALTA DE HARMONIA (ENSAIADA OU NÃO?) ENTRE OS JURADOS. ONDE A JURADA FEMININA É A QUERIDINHA (Paula/Cyz e agora Luíza Possi), UM OU OUTRO JURADO É O PROVOCADOR (Calainho, Miranda,Roth e agora Bonádio) E O OUTRO O MAIS CRUEL (Camargo & Sacomani). ISSO TENDE A PRENDER O PUBLICO. FORMULA GASTA, MAS QUE FUNCIONA. MAS VOLTO A PERGUNTAR, QUAL A EMPRESA QUE AUDITORA OS VOTOS DE TODO O BRASIL? ALIÁS ESSA É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES DE RENDA DO PRODUTO ÍDOLOS: A VOTAÇÃO VIA TORPEDOS SMS. É BOM PARA AS OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR E É EXCELENTE PARA A RECORD. ISSO SEM FALAR DOS PATROCINADORES DO PROGRAMA. SEM DÚVIDA, O SR. ABRAVANEL DEVE CHORAR RIOS DE LÁGRIMAS TODA TERÇA E QUINTA AO LEMBRAR O QUANTO PERDE EM MILHÕES DE REAIS COM A PERDA DO ÍDOLOS DO SBT PARA A EMISSORA DE EDIR MACEDO...
NOS PRÓXIMOS POSTs vou me ater ao ÍDOLOS 2011 e ao AMERICAN IDOL E OUTRAS VERSÕES MUNDO AFORA.
ATÉ LÁ!

Um comentário:

  1. CARA...Estou procurando feito louco na internet a resposta do Ex Presidente da Sony Music Brasil Alexandre Schiavo quando no quadro Estilos do Programa Tudo é Possível na época apresentado pela Ana Hickman. Perguntaram a ele : Porque o vencedor do Idolos do Brasil não é um Ídolo do Brasil ?
    Ele responde na cara dura:

    - Um verdadeiro Ídolo do Brasil. Jamais se sujeitaria ao que os candidatos participantes se sujeitam. Ele sabe o próprio talento e nunca se deixaria ser julgado daquela maneira por "Jurados" e pelo povo em rede nacional.

    ResponderExcluir