sábado, 21 de maio de 2011

A IGREJA ESTÁ EM FESTA! DIA 22/05 É A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE: O ANJO BOM DA BAHIA!!!

Irmã Dulce morreu em 1992; vida foi dedicada ao cuidado dos necessitados (Foto: Reprodução/TV Globo) 


O encontro de DOIS BEATOS!

A IGREJA DO MUNDO INTEIRO ESTÁ EM JÚBILO! DEZ ANOS APÓS INICIADO PROCESSO DE CANONIZAÇÃO, DIA 22/05 ÀS 17:00 SERÁ BEATIFICADA IRMÃ DULCE, O ANJO BOM DA BAHIAE DO BRASIL, A MÃE DOS POBRES!
EU ME SINTO AINDA MAIS EM ESTADO DE JÚBILO (E TODOS QUE A CONHECERAM EM VIDA TAMBÉM). PUDE, AINDA MAIS JOVEM ESTAR COM ELA, VENDO-A DESLIZAR PELOS CORREDORES E ALAS DO HOSPITAL SANTO ANTÔNIO. ENTRE VISITAS A DOENTES E REPRIMENDAS À ENFERMOS E COLABORADORES (LÓGICO, PORQUE ANTES DE MAIS NADA E PARA COMANDAR UMA OBRA DAQUELA GRANDEZA - MESMO  PARA OS PADRÕES DA ÉPOCA, TINHA QUE TER ACIMA DE TUDO FIRMEZA!). E ISTO IRMÃ DULCE SEMPRE FOI. FIRME INABALÁVEL EM SUA FÉ. FAZENDO COM QUE A OSID (OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE) CRESCESSE E TIVESSE O ALCANÇE QUE HOJE TEM. PARA MUITOS E NA AUSÊNCIA DO  PODER PÚBLICO (QUE CONTRIBUE COM POUCO/MUITO POUCO MESMO. MUITO DESSES RECURSOS SÃO OBTIDOS EXCLUSIVAMENTE COM DOAÇÕES), NO QUE TANGE À  SAÚDE E O AMPARO AOS POBRES, A OSID É O UNICO REFERENCIAL. ASSIM COMO, EM MUITAS ESCOLAS PÚBLICAS A MERENDA É A ÚNICA REFEIÇÃO DO DIA DE MUITOS PEQUENINOS. SÓ PARA ENTENDER MELHOR ESSE PARALELO...
CRITICADA POR MUITOS POR SUA RELAÇÃO COM OS "PODEROSOS" E "CORONÉIS" DA BAHIA, IRMÃ CONFIDENCIAVA: "QUE SERÁ DOS POBRES E DOS PEQUENOS SE NÃO FOR ASSIM?". DÁ PRA PERCEBER A RESPONSABILIDADE QUE ELA TINHA POR SOBRE OS OMBROS E O VALOR QUE A IMAGEM AGREGADA DELA PROPORCIONAVA...MAIS E MAIS DOAÇÕES. E EXPOENTES COMO ACM. ODEBRECHT E CALMON DE SÁ (DENTRE OUTROS) SABIAM DISSO... MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA...
IRMÃ DULCE, MESMO DORMINDO POUCAS HORAS E EM UMA CADEIRA, COM UMA SAÚDE DEBILITADÍSSIMA SOUBE CONDUZIR COM FIRMEZA SUA OBRA (E OBRA DO SENHOR!) ATÉ O FIM DE SEUS DIAS. SALVE VENERÁVEL DULCE!


ATENÇÃO!!!


Os portões serão abertos ao meio-dia e a programação está prevista para começar às 14h. O Padre Manoel Filho, coordenador geral do evento, informa que  dos 70 mil distribuídos pela organização, quase todos já se esgotaram. Restam alguns poucos ainda.
PROCURE EM SUA PARÓQUIA! NÃO DEIXEM PRA ÚLTIMA HORA!
PROGRAMAÇÃO:
Segundo a organização do evento, os portões serão abertos ao meio-dia de domingo. Programada para começar às 14h, a cerimônia de beatificação será aberta com a exibição do espetáculo Nasce uma Flor, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.
Reunindo mais de 500 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce – com idades entre 6 e 15 anos, a peça trará cenas como a acolhida da religiosa às crianças que viviam nas ruas da capital e a célebre ocupação do galinheiro – episódio que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio.
Após a apresentação artística, terá início às 17h a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia, que contará com a participação de mais de 500 religiosos – entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil – será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.
O rito que consagrará Irmã Dulce como Bem-aventurada começará com um pedido do arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, solicitando ao Santo Padre que inscreva, na lista dos santos e beatos da Igreja, o nome da religiosa baiana. Em seguida, o cardeal Dom Geraldo pedirá, em nome do Papa, que seja lida a biografia de Irmã Dulce.
Terminado o relato de sua trajetória, será lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, será anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.
Concluída a leitura do decreto pontifício, será retirado então o véu que recobre a foto da nova beata, ato acompanhado da entoação do hino da Bem-aventurada Dulce dos Pobres – apresentação que ficará a cargo de um coral de 206 vozes. Durante o cântico, uma procissão solene entrará trazendo uma relíquia pertencente à religiosa.
À frente da procissão estará Cláudia Cristiane Santos Araújo, a funcionária pública cuja cura de uma hemorragia foi reconhecida pelo Vaticano como milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce. Como sinal de gratidão pela graça alcançada, Cláudia depositará um buquê de flores aos pés da foto da novabeata. Com a proclamação da freira como Bem-aventurada, Dom Murilo Krieger encerrará então acerimônia com um breve agradecimento ao Papa Bento XVI pela beatificação da religiosa.
Um fato curioso, a TV Itapoan (afiliada da Record na Bahia), estava meio que ignorando a proximidade desse EVENTO MAGNÂNIMO, não só para a Bahia, como para o MUNDO. Não se sabe se por pressões políticas ou comerciais (vide patrocinadores do Evento e da emissora do pseudo bispo - e por falar nisso, a pergunta que não quer calar: quem sagrou Sr.Edir Macedo bispo? Ele mesmo??? eu hein...  rssss). O fato é que ontem foi ao ar uma matéria de mais de 6 minutos falando sobre o evento. E diga-se de passagem, muito bem feita. Ponto para o jornalismo da casa.
Ah, e hoje tem vígilia na Igreja ao lado do Hospital, no largo de Roma. Compareçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário