terça-feira, 12 de junho de 2012

O Valor e o Significado do Escapulário

O Valor e o Significado do Escapulário
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria. Como tal, representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.
O uso do Escapulário a Virgem nos ensina a: 
* Viver abertos a Deus e à sua vontade; 
* Escutar e praticar a palavra de Deus; 
* Orar em todo momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias; 
* Estar aberto a caridade e as necessidades da Igreja; 
* Alimentar a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de Maria.
O Escapulário do Carmo não é: 
* Um sinal de proteção mágica ou amuleto; 
* Uma garantia automática de salvação; 
* Uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã.
O Escapulário em suas normas práticas: 
* O Escapulário é imposto só uma vez por um sacerdote ou pessoa autorizada; 
* O uso do Escapulário exige no mínimo a oração de três Ave-Marias em honra a Nossa Senhora do Carmo; 
* O Escapulário compromete com uma vida autêntica de Cristãos que se conformam com as exigências evangélicas, recebem os sacramentos e professam uma especial devoção à Santíssima Virgem.
Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria.
Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário.
São passados 733 anos, desde o dia 16 de julho de 1251. Todos os que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero desejo de perfeição cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos na alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal. É só ler os anais carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria Santíssima.
O Escapulário é a devoção de papas e reis, de pobres e plebeus, de homens cultos e analfabetos. É a devoção de todos. Foi a devoção de São Luis IX, de Luis XIII, Luis XIV da França, Carlos VII, Filipe I e Filipe III da Espanha, Leopoldo I da Alemanha, Dom João I, de Portugal.
E a devoção dos Papas: Bento XV o pontífice da paz, chamou o Escapulário a "arma dos cristãos" e aconselhava aos seminaristas que o usassem. Pio IX gravou em seu cálice a seguinte inscrição:"Pio IX, confrade Carmelita". Leão XVIII, pouco antes de morrer, disse aos que o cercavam: "Façamos agora a Novena da Virgem do Carmo e depois morreremos".
Pio XI escrevia, em 1262, ao Geral dos Carmelitas: "Aprendi a conhecer e a amar a Virgem do Carmo nos braços de minha mãe, nos primeiros dias de minha infância". Pio XII afirmava: "É certamente o Sagrado Escapulário do Carmo, como veste Mariana, sinal e garantia da proteção e salvação ao Escapulário com que estavam revestidos. Quantos nos perigos do corpo e da alma sentiram a proteção Materna de Maria".
O Papa João XXIII assim se pronunciou: "Por meio do Escapulário do Carmo, pertenço à família Carmelitana e aprecio muito esta graça com a certeza de uma especialíssima proteção de Maria. A devoção a Nossa Senhora do Carmo torna-se uma necessidade e direi mais uma violência dulcíssima para os que trazem o Escapulário do Carmo"
Paulo VI afirmava que entre os exercícios de piedade devem ser recordados o Rosário de Maria e o Escapulário do Carmo.
O Papa João Paulo II é devotíssimo de Nossa Senhora e coloca a recitação do Rosário entre suas orações prediletas. Ele quis ser Carmelita. Defendeu sua tese sobre São João da Cruz, o grande Carmelita renovador da Ordem.
John Mathias Haffert, autor do livro "Maria na sua Promessa do Escapulário", entrevistou a Irmã Carmelita Lúcia, a vidente de Fátima ainda viva e perguntou, por que na última aparição Nossa Senhora segurava o escapulário na mão?
Irmã Lúcia respondeu simplesmente: "É que Nossa Senhora quer que todos usem o Escapulário".
O QUE SE PERCEBE MUITO HOJE EM DIA É A BANALIZAÇÃO DO USO DO ESCAPULÁRIO. AS VÁRIAS VERSÕES ESTILIZADAS CHEGAM ATÉ A SURPREENDER PELA "ORIGINALIDADE" . TEM ESCAPULARIO EM OURO, EM PRATA, EM AÇO INOXIDÁVEL... MAS E  A "RELIQUIA" (OU "PANINHO")  ONDE FICAM???. NOS ESCAPULARIOS ILUSTRADOS ACIMA, VE-SE CLARAMENTE OS FRAGMENTOS ABENÇOADOS DESSAS RELÍQUIAS.
NÃO QUERO DIZER COM ISSO QUE TAIS PESSOAS QUE USEM ESSAS VARIAÇÕES DO ESPACAPULÁRIO TENHAM MENOS FÉ OU DEVOÇÃO. SÓ UM LEMBRETE DO QUE É DE FATO O ESCAPULÁRIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário