quarta-feira, 23 de maio de 2012

SEITAS PTOFÉTICAS x SEITAS PENTECOSTAIS

Seitas Proféticas

Seitas proféticas, em sua maioria, são movimentos que surgem a partir de uma visão fanática, de um sonho, uma revelação pessoal aliada à uma interpretação descontextualizada de algumas passagens bíblicas. Geralmente profetizam o fim dos tempos; sua linguagem natural é de sectarismo e sua argumentação está baseada em profecias futurísticas. Também não vêem Jesus como o único Deus, mas como um deus. Dentre elas podemos destacar: Adventistas do Sétimo dia, Mórmons, Ciência Cristã, Testemunhas de Jeová, Meninos de Deus, entre outras. 


Seitas Pentecostais

O pentecostalismo nunca foi homogêneo. Desde seu início, sempre conteve diferenças internas. As maiores diferenças na verdade, não são nem tanto teológicas, mas comportamentais, e são elas que definem a identidade pentecostal; desde o seu surgimento até agora, inúmeros ramos brotaram na árvore pentecostal. São difíceis, não de discernir, mas de dar-lhes uma identidade. Vários teólogos tentam dividir o movimento pentecostal. A divisão que achamos ser mais coerente é a de Paul Freston:
“O pentecostalismo brasileiro pode ser compreendido como a história de três ondas de implantação de igrejas. A primeira onda é a década de 1910, com a chegada da Congregação Cristã (1910) e da Assembléia de Deus (1911). A segunda onda pentecostal é dos anos 50 e início de 60, na qual o campo pentecostal se fragmenta, a relação com a sociedade se dinamiza e três grandes grupos (em meio a dezenas de menores) surgem: Quadrangular (1951), Brasil para Cristo (1955) e Deus é Amor (1962). O contexto dessa pulverização é paulista. A terceira onda começa no final dos anos 70 e ganha força nos anos 80. Seus principais representantes são a Igreja Universal do Reino de Deus (1977) e a Igreja Internacional da Graça de Deus (1980). O contexto é fundamentalmente "carioca”, ADOTANDO A TÍPICA "MALANDRAGEM CARIOCA", esses dois últimos, sobretudo no que tange à arrecadação ou "dízimo";
O tempo vai passando e mudando, com isso, determinando a leitura e o surgimento de novos grupos oriundos da fé pentecostal. Sua marca, em todas as classificações, é o sentimentalismo e a experiência. Desde quando surgiu, surgiu pela experiência e para ela. O homem foi colocado no centro para que pudesse sentir a experiência com o divino. Em alguns casos, determinados líderes chegam ao absurdo de auto intitularem "enviados" de Deus, ou então pensar que são "deuses".

Nenhum comentário:

Postar um comentário