quarta-feira, 1 de junho de 2011

TEXTOS ESPARÇOS. O DE HOJE É "TEMPO" DE 02/2000. REFLITAM!




TEMPO
em 02/2000
DOMINGO.
Ontem meu filho estava falando pelos cotovelos. Era "pai isso", "pai aquilo"... Falou algo sobre coleguinhas da escola que estavam abusando ele, colocando apelidos. Se não me engano, ele também me pediu pra levá-lo ao circo que acabara de chegar em Salvador...Mal anunciava um filme, um circo ou qualquer coisa que o valha, ele pirralho ja fica me pedindo...Porque ele não vai onde está a mãe dele...Como estava vendo meu jogo de futebol e no outro aparelho vendo noticiário (ela tava falando da alta do dólar... EXCELENTE!). Mandei que ele fosse brincar no quarto com algum dos vários brinquedos novos que ele tem.Não ia perder um lançe fundamental da partida. Ou deixar de acompanhar as noticias do mercado financeiro. No final da noite minha esposa falou que meu filho estava magoado comigo. Repliquei que depois conversava com ele ou compraria um daqueles carros que ele adorava. Em vão minha esposa me acaricia. Digo que estou cansado. Amanhã dia será longo e tenho pouco tempo para dormir. Sou o primeiro que chega e ultimo a sair.


SEGUNDA-FEIRA
Saio apressado para o trabalho, quase esbarro no vizinho. Um senhor de uns sessenta e nove anos. Aposentado. um desses sem-ter-o-que-fazer... Ouço um "bom dia" e em ato contínuo ele começa a conversar sobre seja lá o que for. O cúmulo do absurdo é ele chamar o zelador para "participar" de nossa "conversa". Fala sério! Eu me limito a apenas olhar para eles, desejando com todas as minhas forças que o elevador chegue logo à garagem. Como as pessoas ainda teem tempo para conversa fiada?


TERÇA-FEIRA
Minha esposa ligou e avisou que hoje às 19 hs haverá reunião de grupo de casais. Desde que viramos casal, de fato, que ela insiste em me levar pra esses encontros. Ja fui uma ou outra vez. Sou cristão e católico. Quando posso até vou a missa.. Mas, depois de um dia corrido como o de hoje, nem pensar em ir. Cansado, muito cansado. Vou tomar um drink. Tomar um banho e relaxar. Ja que ela foi sem mim (tanto pior), e meu filho foi dormir na casa de minha irmã. Mais um drink. Um blues. Mais um drink... Próximo às 10 da noite ela chega e me diz que "nossos amigos" (quem?) perguntaram por mim. Mal a escuto. O álcool e o cansaço me dominaram. Apaguei.


QUARTA-FEIRA
Hoje na empresa será um dia especial. Confraternização, essas coisas. Será que vou? Todos os diretores da empresa estarão lá... Apesar de ser avesso à gritaria e bebedeira, por diplomacia, terei que ir. Semana que vem  vou apresentar os indicadores referentes à minha divisão. Visibilidade é TUDO. O balancete está proximo. Consegui reduzir os custos de produção em meu setor. FIcarei em evidência...Proximo passo: DIRETOR DA REGIONAL. Mês que vem será aniversário de Rafa, meu sobrinho. Não sei se irei...Viajar duas horas numa estrada horrível, Não vou. ta decidido. Ligo pra ele e mando um presente pelo correio. Onde estou mesmo? Ah, na Confraternização. Alguém me pergunta se quero mais salgados. "Dr. O risóli está ótimo, eu que fiz. Quer?" "Mais guaraná de laranja (pode?) doutor?". Que tortura. Sorri pra essa gente...Coragem: O vice-presidente e mais três gestores estão aqui, Sorria e acene.


QUINTA-FEIRA
Estou em meu carro a quase 100 km por hora. Limite aqui é 60. Mas quem se importa? Eu tenho pressa, muita pressa. a reunião não sei porque foi marcada num restaurante no litoral norte. Capricho do comprador. De longe, vislumbro um semáforo. maldito sinal! Só tenho 15 minutos! Acelero. Varias pessoas esperam sinal fechar para passar. Que se danem. Primeiro eu! O sinal fecha. Freada brusca. Por pouco quase atropelo uma senhora de cabelos grisalhos. Engraçado, ela me parece familiar. mas não tenho tempo para prestar socorro. Só chilique de velha. Nem a atropelei! Disparo antes do guarda aparecer. Ufa! Quase fui multado. Depois vejo isso,Parar na faixa é coisa que todo mundo faz mesmo... E depois, eu estou a serviço da empresa.


SEXTA-FEIRA
Até que enfim é sexta feira! dia de relaxar com os amigos. Tomar um chopp. Desabotoar a gravata. Os mais afoitos devem querer ir pra um desses inferninhos da moda. Vou é mesmo para um happy-hour" num bar badaladíssimo. Soube até que o presidente da empresa vai lá de vez em quando...Semana passada fiquei lá com colegas do trabalho umas duas horas. Estava até bom. Até que um dos chefes de setor começou a falar que um de seus melhores funcionários estava com problemas financeiros e que outro funcionário líder de turma estava com o filho numa UTI entre a vida e a morte. Quem se importa com isso? Hipocrisia não é meu forte. Próxima semana vou demitir todos três. Funcionário tem é que ficar focado. Assim que o chefe de setor complacente saiu,, comuniquei o faria. Os outros diretores ouviram calados. Começei a falar na expectativa de crescimento da regional para o próximo semestre. Mais silêncio. Alegando falta de tempo, um a um fomos nos despedindo. Prometemos nos reunirmos no clube. Bobagem. Ninguém vai mesmo... Dessa vez não ficamos nem uma hora... O tempo está cada vez mais curto;


SÁBADO
Faço 45 anos hoje. Quase meio século de uma vida bem proveitosa creio eu. Acho que minha esposa está programando uma "festa surpresa" pra mim. Vou sair. Jogar squach, nadar um pouco, tomar uns drinks no clube.E onde anda o pirralho? Aos sábados e domingos quase nem escuto a mim mesmo. É tanto "paiê". Ufa. Almoço fora. d elá vou ao clube. Nem empregada em casa? Que estranho. Vou sair: até as 19:00 quando voltar, já estará o circo todo armado...
19:30 - Cheguei. nada do gritinho de "SURPRESA". Pergunto a minha esposa pelos convidados, pela festa. Ela diz que não sabe, Lembrou do meu aniversario de última hora. Comprou umas coisinhas na delicatessen da esquina E diz isso sem sequer parar de ler e ver tv... Vou ao quarto e nada do meu filho se jogar em meus braços...Nem me dá atenção. Ele  beija e abraça a babá e diz que a ama. E ainda diz que o coelhinho esfarrapado é o melhor amigo dele...
19:40 - O vizinho aposentado interfona e avisa que não poderá vir porque está com crise reumática. Os "amigos" do grupo de casais . Nem ligaram. Falta de educação. Nem deram satisfação. Eu jamais faria isso. Onde já se viu. Aposto que o vizinho deve estar no hall do prédio vendo a vida alheia.
20:00 - Rodrigo, um velho amigo de uma outra empresa que trabalhei há 10 anos atrás lembrou do meu aniversario, Ficou meia-hora. Depois foi se encontrar com uma namorada nova. Ninguém da diretoria da minha empresa veio. Somente aquele chefe complacente que coloquei na lista de demissão. Também não demorou muito.Ia passar no hospital pra ver um filho de um amigo.
21:00 - Minha mãe me liga. Ela não poderá vir. Nem ela, nem minha tia-avó, minha irmã ou meu sobrinho. Ela me diz que desde sexta-feira que tenta falar comigo. Mas meu celular sempre na caixa ou ocupado. Deixou recado com minha secretaria e com minha empregada. mas eu não retornei. Ela me informou que minha tia-avó, uma velhinha que me criara junto com minha mãe. quase tinha sido atropelada por um louco na faixa de pedrestes em frente ao shopppingna quinta feira à tarde, quando ela se dirigia ao shopping para comprar meu presente de aniversário. Ela teve um princípio de enfarte e estava internada num hospital próximo, mas ja estava passando bem. Era alguém com muita pressa, pensei eu. Pouco tempo pra perder. Um louco apressado. Assim com eu. Quinta-feira, início da tarde. A velhinha que quase atropelei...Oh meu Deus!  o louco apressado fui  eu! Apressado e sem tempo pra esposa, filhos, familia. Quase perdi minha adorada tia-avó. estou quase perdendo minha familia.Não tenho amigos. 
Uma dor forte no braço esquerdo. Como se pequenas descargas indo em direção ao meu coração. Tontura. Enjoo.Só vultos. Ouço gritos ao longe. Minha esposa histérica ligando pra emergencia. Meu filho chorando.Tudo fica escuro.


SEIS MESES DEPOIS.
Isso tudo é passado. Sou um homem mudado, graças a Deus eu me recuperei bem do enfarte. Mudei minha rotina, alimentação. Tudo.  Mas antes fiz questão de promover o Honório (aquele chefe complacente). Ah, e o filho daquele funcionário, o André, ja saiu da UTI. Teve que fazer um transplante de medula óssea. Mas está passando bem!  Implementei antes também o núcleo de orientação psicológica (e fui o primeiro a ser atendido!). Ainda saio para o happy hour...mas escolho melhor os lugares. Na próxima sexta, vamos a um rodízio de pizza no Dique... E depois, quem aguentar, vai dar uma volta no dique...Quero só ver ...Minha tia está ótima! Melhor até que eu, acho! Ela até achou engraçado termos enfarte c/ dois dias de diferença. Pedi milhões de desculpas pra ela. Voltei ao grupo de casais e pude notar o quanto sou querido por todos. Minha esposa quase não se aguenta de felicidade.  Sempre vou ver o Rafa, meu sobrinho. Ele ja tem quase e12 anos e sem o pai por perto, sinto que devo me aproximar mais dele. Domingo para mim é o melhor dia da semana. Sem Tv ou computador. Semana passada eu e minha esposa viajamos para Porto Seguro. E nas minhas próximas férias, iremos para Natal. Assim que minha promoção sair, acho que vou comprar uma casa na ilha...Daqui a pouco me aposento e quero aproveitar ao máximo a minha vida. Porque agora eu tenho tempo. Muito tempo.




DEDICADO A TODOS QUE ACHAM QUE NÃO TEEM TEMPO!











Nenhum comentário:

Postar um comentário