sábado, 4 de junho de 2011

CONFLITO MILITAR ENTRE BOMBEIROS E POLICIAIS NO RIO: SINTOMAS DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL. ATÉ QUANDO TANTA INTOLERÂNCIA?







É MUITO FÁCIL PARA O GOVERNADOR DO RIO, SERGIO CABRAL (PMDB) TAXAR OS MANIFESTANTES DE "VÂNDALOS", "COVARDES" E OUTROS ADJETIVOS MAIS OU MENOS PEÇONHENTOS. CÔMODO TAMBÉM É ATRIBUIR PROPÓSITO POLÍTICO POR PARTE DE ADVERSÁRIOS COMO PANO DE FUNDO NESSE EPISÓDIO. NÃO QUE NÃO HAJA, UMA VISTO QUE NOTORIAMENTE TEM DEDO DE GAROTINHO (PR/EX GOVERNADOR) NISSO TUDO. NÃO OBSTANTE, RESSALTO QUE NÃO CONCORDO COM A "TOMADA" DO QUARTEL POR PARTE DOS REVOLTOSOS. ISSO VAI CONTRA O ESTADO DE DIREITO. MAS, PENSEMOS AQUI. O QUE OS "VANDALOS" QUEREM? SALARIOS DE R$ 2000,00. UMA FORTUNA NÃO? MAIS DO QUE ISSO É DADO AOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO RIO COMO VERBA X,Y OU Z. AH, ELES TAMBÉM QUEREM VALE TRANSPORTE, AUMENTO TICKET E PLANO DE SAUDE. NADA MAIS JUSTO. INFELIZ FOI A FORMA DE PROTESTAREM. MAS ONDE ESTÃO OS NOBRES DEPUTADOS, VEREADORES E AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS? ESSE DRAMA JA SE ARRASTA DESDE ABRIL DESSE ANO. E NADA FOI FEITO. RESTOU AOS DITO "VANDALOS" INSURGENTES DE CAMINHÕES VELHOS E MANGUEIRAS FURADAS PARTIREM PARA O EXTREMISMO. ISSO DEVIDAMENTE INSUFLADOS, É CLARO.
NO ANO PASSADO, EM SP, ANTES DAS ELEIÇÕES HOUVE UMA VERDADEIRA "BATALHA" ENTRE POLICIAIS CIVIS E MILITARES. ISSO PROXIMO AO PALACIO BANDEIRANTES, SEDE DO GOVERNO PAULISTA.
EM QUASE TODOS OS ESTADOS DO PAÍS, VEZ OU OUTRA, HÁ ESSE EMBATE, ESSA MEDIÇÃO DE FORÇAS ENTRE SETORES QUE, A PRIORE, DEVERIAM ZELAR PELA SEGURANÇA DOS CIDADÃOS. ISSO SEM CONTAR QUANDO UM POLICIALZINHO, UM SARGENTINHO OU CORONELZINHO TRAVESTIDOS DE "OTORIDADE" PRENDEM, MATAM OU ARREBENTAM OS CIDADÃOS. POBRES CIDADÃOS. HOJE MESMO, AQUI EM SALVADOR UM FUNCIONARIO DE UMA REVENDA DE CERVEJA FOI EXECUTADO POR UM POLICIAL MILITAR "NO CUMPRIMENTO (BOSSAL) DO DEVER". JEFERSON, O CIDADÃO RECLAMOU DE JEFERSON, O POLICIAL PELO MODO COMO O MESMO "ABORDOU" UMA SUSPEITA. ACABOU MORTO. VAI PRA UM PELOTÃO. PENA ADMINISTRATIVA. QUEM SABE JULGAMENTO NA ESFERA CIVIL. EM DOIS ANOS ESTARÁ LIVRE. E SEMPRE RECEBENDO O SOLDO...MORREU QUEM PERDEU A VIDA.
EU MESMO JA FUI ABORDADO NUMA BLITZ. UM ACÉFALO SOLDADO MAROMBADO E NUMA PATRULHA PAROU ÔNIBUS E ORDENOU: "OS ÔMIS DESCE. AS MULHER FICA". NA REVISTA, ELE QUASE FAZ OMELETE EM MEU POBRE SACO ESCROTAL. RECLAMEI E O MESMO SÓ FOI CONTIDO PORQUE A COMANDANTE DA PATRULHA ORDENOU QUE O MESMO PARASSE. E OLHA QUE EU ESTAVA COM MEU FILHO RECÉM NASCIDO E MINHA ESPOSA NO ÔNIBUS. SERÁ QUE ELE, O BRUCUTU, PENSOU QUE ESTAVA ROLANDO UM CLIMA??? AIAI. DEUS LIVRE, POR ANOS TIVE PESADELOS COM O AMASSA OVOS...
MAS VOLTANDO AO LAMENTÁVEL EPISÓDIO OCORRIDO NO RIO DE JANEIRO, QUE LIÇÃO PODEMOS TOMAR DISSO TUDO? COMO OS VELHOS JÁ DIZIAM, NEM TANTO, NEM TÃO POUCO. É PRECISO PESAR E ANALIZAR AS AÇÕES E PALAVRAS. COMO SÃO TIAGO DIZ; " “Todo o homem deve ser pronto para ouvir, tardo para falar e lento para a ira”(Tgo.1:19).
QUEM REALMENTE LUCROU COM ESSE ESTADO DE BALBURDIA GERAL? OS MARGINAIS, OS MILICIANOS E OUTROS TANTOS MALANDROS DE PLANTÃO.
QIUEM PERDE, COMO SEMPRE, É O POVO. FICANDO À MERCÊ DE ASSALTOS OU SEM ASSISTÊNCIA TANTO DOS POLICIAIS DO FAMIGERADO/NECESSÁRIO BOPE, QUANTO DOS VALOROSOS/INSURGENTES BOMBEIROS. PERDE-SE TAMBÉM, GRADATIVAMENTE, OS VALORES INSTITUCIONAIS.
PRECISAMOS APRENDERMOS A NOS SENTIRMOS OFENDIDOS COM TANTOS DESMANDOS EM NOSSO PAÍS. E REAGIRMOS. DE FORMA COESA.
AINDA SOBRE O INCIDENTE: os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.

Militares rebelados serão levado para quartel em Jurujuba, diz promotor.
Eles devem responder por crimes de dano, motim e impedimento ao socorro, com penas que vão de 1  a 6 anos de prisão. Se forem presos, sabe-se lá como sairão, com que mentalidade...


TRISTE BRASIL, ESSE O NOSSO. PARE DE VOCIFERAR SR GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO. GRATIFICAÇÃO NÃO É SALARIO. NÃO TEM EFEITO ALGUM. NO MAXIMO É DIREITO ADQUIRIDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário