quarta-feira, 8 de junho de 2011

A MONARQUIA x REPÚBLICA: E A ÉTICA? ONDE ELA FOI MAIS COESA? E EXISTE TAL COESÃO???(PRIMEIRA PARTE)





                                                                               Dom Luiz de Orleans e Bragança FALECIDO  em 31/05/2009


Coroa




PARA QUEM LÊ MEU BLOG, TALVEZ EU ESTEJA "METENDO A MÃO EM UM VESPEIRO". MAS VOU OUSAR PASSAR ALGUMAS IMPRESSÕES ACERCA DESSE DELICADO ASSUNTO. A ÉTICA E A MORALIDADE NOS TEMPOS DA MONARQUIA. FAZENDO UM PARALELO COM A ATUAL CONJUNTURA  POLÍTICA ATUAL. SEM ME ATER A DEZENA DE ESCÃNDALOS DA ERA SARNEY, OS COLLORIDOS x CARA-PINTADAS, DA ERA FHC/REAL E FINALMENTE DA ERA LULA/DILMA. SERIA EXAUSTIVO POR DEMAIS.
ANTES RESSALTO QUE NÃO SOU MONARQUISTA. NÃO HÁ SISTEMA DE GOVERNO PERFEITO, PORQUE, SIMPLESMENTE AS PESSOAS (GOVERNANTES) SÃO MAIS QUE IMPERFEITOS... PERMITIR-ME-EI APENAS PINCELAR SOBRE OS ASSUNTOS, QUANDO FOR PERTINENTE. MUDAR ESSA LINGUAGEM... BASTA PENSAR EM MONARQUIA QUE LÁ VEM PRÓCLISE, MESÓCLISE E ÊNCLISE...
MINHAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES ACERCA DA MONARQUIA  E DE FATOS HISTÓRICOS QUE REMONTAM À ÉPOCA REAL, COMO DE MILHÕES DE BRASILEIROS SÃO, EM SUA MAIORIA, DISTORCIDAS, PRÉ FABRICADAS. FORJADAS ATÉ. EPISÓDIOS COMO A "BATALHA DOS GUARARAPES" E O "GRITO DO YPIRANGA" TEM MUITO MAIS DE LICENÇA POÉTICA DO QUE A VERDADE PROPRIAMENTE DITA...
JÁ NAQUELE TEMPO FAZIA-SE AS BARBARIDADES MAIS AVILTANTES COM DESAFETOS QUE FARIAM CORAR ACM, JÁDER OU HILDEBRANDO PASCOAL (VAMOS POR PARTES... ESSE SR. HILDEBRANDO SIMPLESMENTE ESQUARTEJAVA INIMIGOS POLÍTICOS...) ISSO NÃO LEMBRA AS EXECUÇÕES DA COROA E A TÍTULO DE "EXEMPLO" VIA DE REGRA, OS CORPOS ERAM ESQUARTEJADOS E COLOCADOS NA ENTRADA DA CIDADES OU VILAS... INCRÍVEL COMO O MAL SEMPRE É ASSIMILADO NÃO?
E OS ARTICULADORES DA MONARQUIA? AQUELAS IMINÊNCIAS PARDAS. QUE ESTAVAM NO PODER SEM ESTAR? QUEM LEMBRAMOS? JOSÉ BONIFÁCIO, FREI CANECA, BARÃO DE MAUÁ. QUALQUER SEMELHANÇA COM PC FARIAS, DIRCEU, SARNEY, DILMA/PALOCCI/LULA, NÃO SERÁ MERA COINCIDENCIA. MAS O "FENÔMENO LULA", É ASSUNTO PRA UM OUTRO DIA. EU, PARTICULARMENTE ESTOU CANSADO DO "LULISMO". VOLTANDO ÀS IMINÊNCIAS PARDAS... NA ESFERA DE PODER PROXIMO À COROA. MAIS PARA O INTERIOR DO BRASIL TINHAM OS "CORONÉIS". OPA, OLHA ACM, JADER, RORIZ, REQUIÃO, AMIN E TANTOS OUTROS POR AÍ...
MAS SERÁ QUE ESTAREMOS SEMPRE FADADOS A SERMOS MANIPULADOS AO BEL PRAZER DOS SISTEMAS DE GOVERNO OU GOVERNANTES? QUEM SOUBER ESSA RESPOSTA, ME DEEM UMA LUZ!
O QUE SEMPRE ME FASCINOU NA "REALEZA" SEMPRE FOI O SENTIDO DA PALAVRA NOBREZA. AO CONTRARIO DO QUE A PALAVRA DIZ, NÃO NÃO É TÃO SOMENTE CARACTERÍSTICA DE QUEM NASCE EM MEIO À NOBREZA OU QUE TENHA RECEBIDO/FEITO POR MERECER OU HERDADO UM DETERMINADO TÍTULO DE NOBREZA... ALGUNS SÃO NOBRES PORQUE SIMPLESMENTE O SÃO. É INERENTE. HÁ 15 ANOS ATRÁS TIVE O PRAZER DE CONHECER UM AMIGO NO RIO. COMO ELE ERA NATURAL DE PETRÓPÓLIS ELE ARDOROSO DEFENSOR DA MONARQUIA. A PROPÓSITO, NÃO DEIXEM DE VISITAR O PALÁCIO IMPERIAL LÁ EM PETRÓPOLIS (COM MAIS DE 20.000 DOCUMENTOS HISTÓRICOS, UM TESOURO!), E DE QUEBRA TAMBÉM A CASA DE SANTOS DUMONT (A ENCANTADA), OBRIGATÓRIO! VOLTANDO... POIS BEM, ELE TINHA A ADORÁVEL MANIA DE CHAMAR OS AMIGOS  DE MILORDE (OU MEU LORDE). E ESSE ERA O APELIDO DELE. SAUDOSO IVAN. QUE DEUS O TENHA. ELE SEMPRE DIZIA QUE O FILHO DELE ERA EDUCADO COMO UM LORDE. E, DE FATO ERA. FIQUEI SABENDO QUE É UM BRILHANTE ADVOGADO... HÁ POUCO MAIS DE UM ANO CONHECI UMA PESSOA QUE MESMO QUE O TÍTULO NÃO TIVESSE, AINDA ASSIM É NOBRE DE ESPÍRITO, O VISCONDE DE TOURINHO, A QUEM POSSO CHAMÁ-LO DE AMIGO. SUA NOBREZA E SEU APEGO ÀS ARTES (EM PARTICULAR, OS SÍTIOS HISTÓRICOS) TAMBÉM CONTRIBUIU PARA ESSE MEU APREÇO PELO TEMA.
FAREI MENÇÃO A UMA PARTE DE UM ARTIGO DE CAIO DOMINGUES E HÉLIO BLOCH:
 "As Monarquias, hoje, estão na liderança. A Monarquia é a forma mais moderna, mais eficaz e mais barata de governo. Monarquia quer dizer também democracia, liberdade de expressão e de imprensa. Monarquias são, hoje, os países mais liberais e mais adiantados do mundo, com a melhor distribuição de renda e os padrões de vida mais elevados. Os exemplos são Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Canadá, Austrália e Japão. Juntas, essas nações são responsáveis por uma imensa fatia do chamado PIB mundial. Entre os 25 países mais ricos e democráticos do mundo, 18 são Monarquias, ou seja, constituem a esmagadora maioria. São países que fornecem, ainda, exemplos de socialismo que funciona na prática. Aí estão a Espanha e a Suécia para comprovar
O Brasil já foi do Primeiro Mundo. No Império, o Brasil tinha uma moeda forte; possuía uma importante indústria naval e uma das maiores redes ferroviárias do mundo; instalou os primeiros sistemas de correios, telégrafos e comunicações telefônicas das Américas, e gozava de ampla liberdade de pensamento, expressão e imprensa, tendo conquistado, por tudo isso, a admiração e o respeito das demais nações. No tempo de D. Pedro II, a auto-estima era elevada, como reconhecem historiadores isentos. Tinha-se orgulho de ser brasileiro."
LÓGICO, A PRISMA É MONARQUISTA. MAS É PARA REFLETIR.
QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DOS GOVERNOS. DEIXARMOS DE SERMOS EMERGENTES, COPA 2014. LIVRAR O PAÍS DA MISÉRIA;;;(ISSO COM PROGRAMAS PATERNO-ASSISTENCIALISTAS).
CONTINUAM OS HISTORIADORES:
"O passado e o presente condenam a República. O golpe militar de 15 de novembro de 1889 nos empurrou goela abaixo a República, passando por cima da vontade popular, que apoiava a Monarquia. A queda da Monarquia teve muito a ver com a abolição da escravatura. Como seu pai, D. Pedro II, a Princesa Isabel jamais teve escravos e, ao assinar a "Lei Áurea", deixou bem claras as suas convicções: perdeu a coroa mas não abriu mão de libertar os escravos; por outro lado, sua condição de herdeira do trono, futura Imperatriz, acirrou o preconceito machista dos generais que iriam derrubar a Monarquia.República nasceu sem legitimidade e apoiada pelos senhores de escravos. Deu no que deu. Foram 12 estados de sitio, 17 atos institucionais, 6 dissoluções do Congresso, 19 rebeliões militares, 3 renúncias presidenciais, 3 presidentes impedidos de tomar posse, 4 presidentes depostos, 7 constituições diferentes, 2 longos períodos ditatoriais, 9 governos autoritários e um sem-número de cassações, banimentos, exílios, intervenções nos sindicatos e universidades, censura à imprensa e outras arbitrariedades. Nos últimos 65 anos até 1994, o único presidente civil eleito diretamente pelo povo que completou o seu mandato foi Juscelino Kubitschek; e outro, Getúlio Vargas, foi levado ao suicídio. Fernando Henrique Cardoso foi, nos últimos anos, o segundo presidente a conseguir idêntica proeza na república.Ruy Barbosa, que viveu na Monarquia e foi um dos fundadores da República, deu a mão à palmatória e, já em 1914, afirmava: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. Esta foi a obra da República nos últimos anos."
REPITO, SÃO PALAVRAS DOS HISTORIADORES CITADOS ACIMA. ISSO NÃO É, DE FORMA ALGUMA UM MANIFESTO PRÓ-MONARQUIA. AFINAL ESSE É O NOME DO BLOG. É TUDO VERDADE OU NÃO. USEMOS NOSSA CAPACIDADE ANIMAL DE PENSAR.
POR HOJE É SÓ.
VIDA LONGA À RAINHA. LÁ NA INGLATERRA, POR ENQUANTO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário